Nova logo alterado

BLOG / SAúDE

Dicas de saúde para quem gosta de se cuidar e viver bem!

| A Vitamina D e sua importância |

Simone Brito 19 de Novembro de 2017 25 16 19

Vitamina D é o nome dado a um composto de lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral do corpo,sendo conhecida também com vitamina D antirraquítica e colecalciferol. Diferente das outras vitaminas, a vitamina D funciona como um hormônio e todas as células têm um receptor para ela. O corpo produz a vitamina D através do colesterol, quando a pele é exposta aos raios ultravioletas da luz solar, convertendo o colesterol não tão importante em vitamina. 

A vitamina D é encontrada também em alguns alimentos, mas somente a dieta não é suficiente para se obter a vitamina. O ideal é a exposição regular ao sol mais forte, isso mesmo, o sol do final da manhã e do início da tarde. Hábito que a maioria das pessoas nos tempos atuais evita e ficam o tempo todo em locais fechados. A deficiência da vitamina D é muito comum. Estima-se que cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo tenham a deficiência.

Alguns sintomas da deficiência da vitamina

1-  Ficar doente com frequência: Uma das funções da vitamina D é manter o corpo forte e imune as doenças. A sua deficiência deixa o corpo frágil e sucestível a infecções.

2- Fadiga e cansaço: Sentir-se cansado e com fadiga o tempo todo pode ser um indicador da deficiência da vitamina D. Quando a deficiência entra em niveis muito baixos interfere gravemente na qualidade de vida da pessoa. E mesmo os níveis não sendo tão baixos, pode interferir nos níveis de energia e disposição.

3-  Dor nas costas e nos ossos: A vitamina D contribui para a melhor saúde dos nossos ossos, pois ajuda na melhor absorção do cálcio, fortalecendo assim os ossos. Dor constante nos ossos e nas costas, podem indicar baixos níveis de vitamina D.

4- Depressão: Estudos mostram que a depressão pode sim estar relacionada a deficiência de vitamina D. Principalmente a depressão sazonal ou em pessoas que vivem em países com longos períodos de inverno , sem a luz do sol.

E resumindo, a vitamina D atua em todo nosso corpo e tem muita importância para manter elevado nosso nível de disposição para encarar as tarefas diárias, mantendo os músculos e ossos fortes e saudáveis. 

Beijo!

Deixe seu comentário